sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

no caso de demissão

caso voce for demitido e for cumprir aviso de 30 dias saiba que caso voce trabalhar o mês completo, no seu ultimo salario será descontado a parcela do SHAKAI HOKEN normalmente, MAS se voce não trabalhar o mes integralmente isto é deixar de trabalhar apenas um dia esse desconto (SHAKAI HOKEN ) NÃO será descontado pois a lei diz que o desconto sera efetuado somente se voce trabalhar o mes integralmente.
Portanto aconselho pessoalmente que se evite pelo menos de trabalhar o ultimo dia, porque o desconto com certeza será maior do que o dia perdido. caso voce ficar em duvida com esta questão consulte a sua propria empreiteira pois ela tambem paga o mesmo valor que o empregado, portanto tambem tera o mesmo interesse que voce.
Não utilize o yukkiu neste dia pois usando voce estará recebendo este dia ,portanto estará recebendo o salario do mes integral

6 comentários:

  1. OLA!! MINHA ESPOSA FOI DEMITIDA DE UMA EMPRESA DE TELEFONIA, DEPOIS DE TER FICADO UNS 4 DIAS EM CASA PQ MINHA FILHA TEVE INFLUENZA. A EMPRESA DEMITIU, NW ALEGANDO ESTE O MOTIVO, MAS NW FOI DADA NENHUMA CARTA DE DEMISSAO E FALARAM Q NW PRECISAVA CUMPRIR 30 DIAS,MAS IRIAM PAGAR ESTE AVISO. AGORA DIZEM QUE NW IRAO PAGAR ESTE AVISO PREVIO. COMO DEVO PROCEDER???

    ResponderExcluir
  2. em primeiro lugar é necessário saber se ela avisou que iria faltar esses 4 dias de ausencia,porque caso ela não tenha avisado provavelmente a empresa irá alegar abandono de emprego.
    caso não for esse o caso com certeza ela tem o direito de receber o aviso previo sim.neste caso voces terão que procurar o ministério do trabalho na provincia que moram.
    normalmente as empresas tentam fugir desta obrigação,mas desde que ela mostre que sabe de seus direitos e brigar por eles através de algum orgão japones, eles acabam cedendo e pagando os direitos dos trabalhadores.
    não sei qual a região em que voces estão,se falam a lingua japonesa, mas caso souberem falar ,atualmente todas as provincias mantem assistencia juridica para ajudar a orientar os trabalhadores, independente de nacionalidade.
    Existe um orgão que se chama BENGOSHI SOUDAM MADO GUCHI (depto de consulta a advogados),que normalmente fica na capital da provincia,ou voce entre em contato com o sindicato que tenho orientado neste blog, e consulte-os para ver onde é o escritorio mais proximo de voces

    ResponderExcluir
  3. ESTOU EM TRATAMENTO MEDICO PELO ROUSAI DESDE 18/02/2010,COM 5 VERTEBRAS DO PESOCO TRINCADAS,DEVIDO AO MOVIMENTO DE TRABALHO REPETITIVO,DURANTE 3 ANOS 6 DIAS POR SEMANA 12 HORAS POR DIA,SO QUE NAO ESTOU RECEBENDO NENHUM AUXILIO FINANCEIRO,ESTOU PASSANDO MUITAS DIFICULDADES,JA PERDI O MEU CARRO POR FALTA DE PAGAMENTO,E SO ESTOU TENDO O QUE COMER GRAXCAS A AJUDA DE DUAS AMIGAS,MORO COM MINHA FILHA QUE TRABALHA E AJUDA A PAGAR AS CONTAS DA CASA,NAO SEI O QUE ESTA ACONTECENDO,JA FUI NO MINISTERIO DO TRABALHO DE OTA E ESTOU INDO TODA SEMANA NO ROUSAI E ELES SO DIZEM QUE EU TENHO QUE ESPERAR,TENHO TODAS AS PAPELADAS PREENCHIDAS PELO HOSPITAL,QUE ESTESTA QUE AINDA NAO POSSO TRABALHAR E QUE TALVEZ NAO VOU MAIS PODER TRABALHAR,PORQUE AGORA MEU PESCOCO,VIROU 5 HERNIAS DE DISCO,E O ROUSAI DIZ QUE TEM QUE INVESTIGAR,PORQUE TODOS NOS NASCEMOS COM HERNIA,(5 HERNIAS NO PESCOCO DE NASCENCA NAO ACHAM QUE E DEMAIS ISSO)NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA E AGORA DEPOIS QUE DESMAIEI NA FABRICA E ACONTECEU ISSO ELES ME DIZEM ISSO,PORQUE O ROUSAI E NEM O HOKEM PAGAM HERNIA DE DISCO,MAIS OS EXAMES MEDICOS QUE TENHO DE 1 ANOS ATRAZ DIZIAM QUE OS OSSSOS DO MEU PESCOCO ESTAVAM FICANDO TORTO DEVIDO AO TRABALHO,E EM FEVEREIRO OS OSSOS NAO AGUENTARAM E SE TRINCARAM,A FABRICA JA SABIA QUE EU ESTAVA SENTINDO ESSAS DORES,MAIS ME FALAVAM QUE ERA KATAKORI E QUE EU ERA A NUMERO 1 NAS MAQUINAS,QUE NAO PODIA FALTAR,AGORA ESTOU PARADA E SEM SABER O QUE FAZER,PRECISO DE AJUDA URGENTE,POIS NAO TENHO DINHEIRO PRA PAGAR UM TRADUTOR,NEM ADVOGADO PARA RESOLVER MEU CASO.MORO EM GUNMA-KEM MAEBASHI-SHI SOJA MACHI TAKAI 520 CEP:371-0856 TEL CELULAR E PRE-PAGO ESTOU SEM CREDITO 09061946911,EMAIL CLAUNICE_2006@HOTMAIL.COM...O MINISTERIO DO TRABALHO DE YOKOHAMA ME PEDIU QUE EU ENTRACE COM UMA ACAO CONTRA O ROUSAI,MAIS NAO SEI COMO PORQUE ESTOU SEM DINHEIRO.POR FAVOR TENTEM ME AJUDAR ESTOU DESESPERADA COM TANTAS DIVIDAS,SEI QUE ESTOU CERTA DOS MEUS DIREITOS,E MEUS EXAMES COMPROVAM QUE O QUE EU ESTOU PASSANDO FOI CAUSADO PELO MEU TRABALHO.OBRIGADA EU AGUARDO UMA RESPOSTA URGENTE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  4. Depois de 2 semanas de trabalho fui demitido. Achei melhor retornar ao Brasil, Avisei a empreiteira da data do retorno mas só pagaram o salario no dia do meu embarque quando nao podia fazer nada a respeito caso meu salario estivesse errado. Foi o que aconteceu. Não entregaram o holerite, nao pude ver os valores nem o que foi retirado. Com certeza meu salario esta errado o que posso fazer daqui do Brasil pra reivindicar meu salario?

    ResponderExcluir
  5. Depois de 2 semanas de trabalho fui demitido. Achei melhor retornar ao Brasil, Avisei a empreiteira da data do retorno mas só pagaram o salario no dia do meu embarque quando nao podia fazer nada a respeito caso meu salario estivesse errado. Foi o que aconteceu. Não entregaram o holerite, nao pude ver os valores nem o que foi retirado. Com certeza meu salario esta errado o que posso fazer daqui do Brasil pra reivindicar meu salario?

    ResponderExcluir
  6. Mandaram cumpri aviso em casa. A empreiteira pode descontar do pagamento do aviso previo shakai hoken e aposentadoria.

    ResponderExcluir